Ligados No Mundo CHS QUE DEVE TER SEMPRE EM CASA
Notícias>CHÁS DA VOVÔ>CHÁS QUE VOCÊ DEVE TER SEMPRE EM CASA

CHÁS QUE VOCÊ DEVE TER SEMPRE EM CASA

Há um grande número de chás, mas as receitas mais fáceis e mais eficazes nem sempre são conhecidas no momento certo, para a condição certa. 

O uso de plantas medicinais, quando feito da maneira correta, também garante menor uso de remédios alopáticos e menos tempo de sofrimento as pessoas. 

Sempre recomendados pela maioria das “vovós”, os chás são boas opções para combater e evitar doenças, além, claro, de serem baratos e facilmente encontrados. Mesmo sendo feitos em sua maioria, de ervas naturais, a quantidade máxima de xícaras de chá diária, não pode passar de cinco.

Alguns chás, como o “chá mate”, por exemplo, são ricos em cafeína e devem ser evitados após às 18h, para que não haja uma interferência no sono. Conheça a seguir as propriedades de alguns chás que, de tão úteis, você deveria ter sempre em casa. 

 

Conheça 10 chás que você deve ter sempre em casa

Foto: Pixabay

Chá de erva cidreira

Além de ser muito saboroso, o chá de erva cidreira ou chá de melissa possui óleos essenciais que o torna calmante e relaxante, um ótimo induzidor do sono, o que faz ele ser muito indicado a pessoas que têm dificuldades para dormir. A erva também ajuda a combater problemas digestivos, como gases ou azia após as refeições.

Chá de alecrim

Rico em vários minerais e vitaminas como potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, o chá de alecrim é considerado um tônico para o fígado, além de possuir muitas outras funções, entre elas, desintoxicante, digestivo, antiespasmódico, antifúngico e anti-inflamatório. Ele ajuda a combater cólicas, tanto renal quanto a menstrual, também ajuda a combater a candidíase, uma infecção vaginal que é causada por um fungo. Além de todas essas vantagens, a erva ainda auxilia na perda de peso por proporcionar uma sensação de saciedade a quem bebe o chá.

Chá mate

Muito popular na região sul do país, o chá mate, além de ser um ótimo antioxidante, é um forte aliado no emagrecimento, pois possui ação termogênica, a qual acelera o metabolismo. Além disso, ele também combate o envelhecimento precoce. Mas atenção: é preciso tomar cuidado com a quantidade consumida, uma vez que o chá contém cafeína e pode interferir no sono a depender do horário que é consumido.

Chá de erva doce

Um dos chás mais populares e utilizados (inclusive por bebês), a erva doce possui propriedades relaxantes, atua no combate a cólicas, promove o alívio de gases e normaliza a circulação sanguínea.

Chá de hortelã

Possui propriedades antifúngicas e antiparasitas, que ajudam a combater fungos e bactérias que atacam o intestino. Por ser um chá digestivo, ajuda a estimular o funcionamento do sistema digestivo e auxilia a combater azia e gases.

Chá de limão

Rico em vitamina C, o fruto tem ação antioxidante e alcalinizante, o que faz com que o PH do sangue fique ideal para evitar a perda de nutrientes e garantir o bom funcionamento do organismo. Se feito com a casca, o chá tem efeito desintoxicante e, aliado ao mel, ajuda em gripes e resfriados.

 

Chá de gengibre

Contém compostos naturais que ajudam a prevenir inúmeras doenças, como câncer, Alzheimer, síndrome do intestino irritável, gripes e ainda alivia congestão nasal e combate problemas respiratórios, além de fortalecer o sistema imunológico.

Chá de hibisco

É rico em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos, que proporcionam diversos benefícios, entre eles, ação diurética, que auxilia na digestão e ainda acelera o metabolismo.

Chá de boldo

É um ótimo remédio natural para curar problemas eventuais de digestão, suores frios e problemas de fígado. Por ter forte ação diurética, ajuda em casos de dietas de emagrecimento ou reeducação alimentar. 

 

Hortelã-pimenta - 

Contém mentol um ingrediente moderno presente em remédios para doenças respiratórias. Como o Prevent Disease relata, o mentol é capaz de neutralizar os músculos das vias respiratórias e de facilitar a respiração. É bom para a garganta e os pulmões, tosses suaves e desobstruente das vias aéreas. Ao beber o chá, segure-o até próximo ao rosto para que os vapores medicinais sejam inalados.

 Além do cheiro delicioso, a Universidade de Maryland em estudo mostrou que a hortelã-pimenta é maravilhosa para dor de estômago. Antibacteriana, antifúngica, antiviral. A hortelã-pimenta pode ser utilizada para tratar a diarreia, flatulência, dores menstruais e o resfriado comum. Ela acalma os músculos do estômago e melhora o fluxo de bílis. Faz uma combinação perfeita com o suco de abacaxi. 

A hortelã vai crescer em quase qualquer lugar que seja longe do sol quente, mas prefere solos moderadamente ricos em matéria orgânica e meia sombra. Pode ser cultivar em vasos. Caso plante no jardim o seu canteiro deve ser cercados por placas enterradas cerca de 6 a 8 polegadas na terra, porque ela se espalha vigorosamente.

Basta ferver alguns folhas em água por 2 minutos, deixe esfriar. OBS: contar os minutos a partir do momento que iniciou a fervura. Dose: 1 colher de sopa para 3 xícaras de água (400 ml).

CAMOMILA-

Benefícios do Chá de Camomila

 

 

Ajudar na má digestão, acalmar e reduzir a ansiedade são alguns dos benefícios do chá de Camomila, que pode ser preparado usando as flores secas da planta ou os sachês que se compra no supermercado.

O chá de Camomila pode ser preparado somente com esta planta medicinal ou numa combinação de plantas, como erva-doce e hortelã.

Benefícios e Propriedades do Chá de Camomila

Os principais benefícios do chá de Camomila incluem:

  • Diminui a hiperatividade;

  • Ajuda a acalma e a relaxar;

  • Alivia o estresse;

  • Auxilia no tratamento da ansiedade;

  • Ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago;

  • Ajuda a aliviar o enjoo;

  • Alivia cólicas menstruais;

  • Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;

  • Acalma e remove as impurezas da pele.

O chá de Camomila é a forma mais comum de utilizar esta planta, podendo esta também ser associada ao mel, à Erva-doce ou à hortelã-pimenta, combinando assim diferentes benefícios.

 A Camomila pode ser utilizada em outras formas além do chá, como na forma de creme ou pomada, óleo essencial, loção ou tintura.

Quando usada na forma de creme ou pomada a Camomila é uma ótima opção para tratar alguns problemas na pele, como a psoríase, ajudando a limpar a pele e a reduzir a inflamação.

Receitas com Chá de Camomila

Os chás podem ser preparados usando apenas flores secas de Camomila ou misturas feitas usando outros chás, de acordo com o gosto e com os benefícios pretendidos.

1. Chá para acalmar e relaxar

O chá de Camomila seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação. 

Este é um site de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Fonte:

http://www.tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-camomila/

http://chabeneficios.com.br/conheca-10-chas-que-voce-deve-ter-sempre-em-casa/

http://www.tiaxica.com/cha-pronto-socorro/

 

Ora-pro-nobis – Benefícios e propriedades;
10 Benefícios da cúrcuma ou açafrão da terra;

Conheça nossos info produtos.

Desenvolvido por