Ligados No Mundo Ora pro nobis Benefcios e propriedades
Notícias>CHÁS DA VOVÔ>Ora-pro-nobis – Benefícios e propriedades

Ora-pro-nobis – Benefícios e propriedades

 

Algumas pessoas poderão ter em suas casas uma planta chamada Ora-pro-nobis, bastante utilizada como cerca viva, devido aos seus espinhos pontiagudos, mas extremamente bela, que carrega o ambiente com suas flores. 

O que muita gente talvez não saiba é que a Ora-pro-nobis, além de tudo, também é comestível, sendo utilizada na região de Minas Gerais como alimento, rica em proteínas, bastante conhecida por lá como o “bife dos pobres”. 

Planta originária do continente americano, a ora-pro-nobis, de nome científico Pereskia aculeata, é encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, e segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim. 

De fácil cultivo e alto valor nutricional, a planta pode ser usada como ornamento e alimento, e se desenvolve em vários tipos de solo. Também conhecida como labrobó e orabrobó, a ora-pro-nobis, a planta trepadeira se adapta facilmente a diversos climas e tipos de solo.

Sua floração ocorre por apenas um dia, podendo ocorrer de janeiro a abril com flores pequenas e perfumadas de coloração branca, a produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos.  Muito usada como cerca viva, a planta pode chegar aos 5 metros de altura e possui ramos repletos de espinhos, ajudando a proteger ambientes.

 

Ora-pro-nobis - Benefícios e propriedades

 

Benefícios e propriedades

Popularmente usadas para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele queimada, a planta possui muitas propriedades devido ao seu alto valor nutricional.

Na forma de chá, a erva pode ser usada como depurativa do sangue e tônica, e por isso é eficaz no tratamento de cistite, úlceras, queimaduras, problemas de pele e processos inflamatórios. Rica em vitaminas A, B, C, fibras, ferro e fósforo, além da mucilagem, a planta auxilia no bom funcionamento intestinal, no aumento da imunidade, e pode ser usada na produção de mel. 

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de colon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

 

  • Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores;

 

  • Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro;

 

  • O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras;

 

  • Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes;

 

  • As grávidas deveriam consumir Ora-pro-nobis nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê;

 

  • A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas;

 

  • Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade;

 

  • O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia;

 

  • Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio.

 

Composição nutricional da Ora-pro-nobis

Ora-pro-nobis

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA EM 100 GRAMAS DE FOLHAS:

Energia

 

26 kcal

Proteína

 

2,00 g

Lipídios

 

0,40 g

Carboidratos

 

5,00 g

Fibras

 

0,90 g

Cálcio

 

79,00 mg

Fósforo

 

32,00 mg

Ferro

 

3,60 mg

Retinol

 

250,00 mcg

Vitamina B1

 

0,02 mg

Vitamina B2

 

0,10 mg

Niacina

 

0,50 mg

Vitamina C

 

23,00 mg

É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição). Entre seus aminoácidos, teremos a lisina e o triptofano em maior quantidade.

Seu elevado teor de vitamina C supera a laranja em 4 vezes. Além dos minerais e vitaminas, também é rica em fibras.

 

Como consumir?

 

Suas folhas, secas e moídas ou frescas são a parte comestível, e podem ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas. Além disso, podem ser usadas para enriquecer a farinha, massas e pães. 

As folhas, in natura, podem ser usadas ainda misturadas na ração de animais devido ao alto teor de proteína.

De fácil digestão, uma excelente sugestão de uso da planta é triturada com água no liquidificador e, em seguida, adicionada à massa do pão ou macarrão. As folhas são ainda ótimas para enriquecer as saladas, e outros pratos comuns no cardápio diário dos brasileiros.

Contraindicações

O consumo de ora-pro-nobis não possui contraindicações.

 

Este é um site de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

 

fonte:

           http://www.mundoboaforma.com.br/ora-pro-nobis-o-superalimento-proteico-pouco-conhecido/

          http://beneficiosnaturais.com.br/ora-pro-nobis-beneficios-e-propriedades/

ERVAS QUE AGEM COMO VIAGRA NATURAL;
CHÁS QUE VOCÊ DEVE TER SEMPRE EM CASA;

Conheça nossos info produtos.

Desenvolvido por